Pular para o conteúdo principal

PM de Rio Casca realiza treinamento de redação de Boletins de Ocorrências


No dia (07), em Rio Casca, o Comando da Centésima Décima Oitava Companhia da Polícia Militar de Rio Casca, realizou um treinamento com o objetivo de melhorar a qualidade da redação dos Boletins de Ocorrências registrados pelos seus Policiais Militares.

O treinamento foi ministrado pelo 2º Tenente David, licenciado em Letras e atual professor de uma das turmas do Curso Técnico de Segurança Pública do 11º BPM em Manhuaçu.

Disse aquele Oficial: “O Boletim de Ocorrência é um documento extremamente importante, pois, na maioria dos casos, dá início à ação penal pela Polícia Judiciária. É peça decisiva na instauração de inquéritos, podendo seguir até a mais alta instância da justiça que é o Supremo Tribunal Federal. Por isso, sua redação merece especial atenção!”

O Boletim de Ocorrência, além de noticiar fatos de natureza delituosa, pode auxiliar na prevenção de crimes, dando conhecimento aos órgãos do sistema de defesa social de situações que, se não forem adotadas medidas, podem ocasionar problemas de segurança pública, tais como: iluminação pública deficiente, comércios sem alvarás, áreas arborizadas que se constituem em locais de risco, estabelecimentos sem condições de higiene, etc.

Foram passados aos policiais militares presentes aspectos essenciais na construção do histórico do Boletim de Ocorrência, principais erros ortográficos detectados e medidas adotadas durante o atendimento e que merecem destaque para a autoridade destinatária.

Participaram do treinamento militares da sede da 118ª Cia PM e Comandantes de Destacamento, entre Sargentos, Cabos e Soldados, totalizando 28 presentes.

Finalizando concluiu o Tenente David, “somente com o treinamento poderemos alcançar a excelência! O Boletim de ocorrência é o fechamento do trabalho do Policial Militar e constitui importantíssimo papel social, pois possibilita à Polícia Judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário, a oportunidade de fazer justiça!”

Fonte: 118ª Cia PM – Rio Casca/MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar de Rio Casca Inicia Aulas do Proerd

Rio Casca (25) - Iniciou o PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e a Violência) coordenado pelo Instrutor, Cabo PM Edimar Olevate. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Policial Militar, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. Durante encontros semanais serão abordados temas fundamentais como: Informações sobre tabaco, álcool, drogas afins, forma de dizer não às drogas, decisões positivas, maneiras de estarem no controle, auto-estima e resistência às pressões que as envolvam. O Programa irá assistir aproximadamente 250 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lourdes Fonseca Zaidan - Bairro Santa Efigênia, Escola Municipal Senador Cupertino - Centro, Escola Municipal José Miranda Chaves - Bairro Bela Vista, Escola Municipal Adolfo de Souza e Silva - Distrito de Jurumirim - Escola Estadual Imaculada Conceição - Centro e Colégio Equipe - Bairro

Estou de luto!

Informo a todos que estive próximo da morte, mas Deus é fiel e zeloso para com seu filho! Em breves palavras vou descrever a ação policial para evitar as más conversações e as distorções dos fatos, não para satisfazer a opinião pública, mas porque sou um profissional de segurança pública.   Rio Casca (05/09) – A equipe policial estava no bairro Bela Vista em atividade de polícia ostensiva - radiopatrulhamento - quando visualizou J. C. dos R. conhecido popularmente por “ninja” em via publica, segurando uma arma branca em uma das mãos. O local dos fatos é conhecido no meio policial por frequentar usuários de drogas, sendo feito até apreensões naquela localidade. A guarnição militar ao aproximar-se do cidadão em fundada suspeita, determinando que colocasse as mãos sobre a viatura policial, fim ser submetido à busca pessoal, contudo, não sendo acatada a ordem emanada. O cidadão abriu o canivete que portava e, de arma em punho, avançou contra este militar, gritando que era

RINHA DE GALO EM SÃO PEDRO DOS FERROS

Hoje (28), A Polícia Militar de São Pedro dos Ferros recebeu uma denúncia anônima informando que na residência do Sr. Givanildo Ferreira Campos, localizada na Rua Onéssima de Abreu Rios, s/n°, bairro Residencial Rios, nesta cidade estaria ocorrendo uma rinha de animal doméstico (galo) com apostas. Diante da denúncia, a equipe policial compareceu no local do fato e deparou com o crime ambiental. Sendo flagrado três freqüentadores: Sr. João Marcio Stopa Vieira, Sr. Mario Couto de Assis e Sr. Francisco Eliezer Souza dos Santos. E outros três freqüentadores que conseguiram fugir pelos fundos, quebrando cerca de bambu, arrebentando arame farpado e deixando para trás, cinco de chinelos de dedo e um boné. Na ação policial foi encontrado um pássaro da fauna silvestre (trinca-ferro) sem autorização do órgão competente e sem anilha. O proprietário da residência ficou como depositário fiel dos três galos que ali estavam, sendo que dois galináceos apresentavam-se lesões. Foram recolhidos: 01 (um)