Pular para o conteúdo principal

GOLPES MAIS COMUNS

1. Homem da pizza - É um dos mais freqüentes em condomínios. Um integrante da quadrilha se faz passar por entregador de pizza, flores ou carteiro. O Porteiro é rendido quando se aproxima para receber a encomenda. O falso entregador chama comparsas. Eles esperam os moradores passarem pela portaria para levá-los até seus apartamentos, para então roubá-los.


2. Corretor de imóveis - Este golpe geralmente é aplicado quando a quadrilha já obteve informações sobre o condomínio que pretende assaltar. Um dos integrantes se faz passar por corretor e pede ao porteiro a chave de um apartamento que esteja à venda, dando, inclusive, detalhes da imobiliária e do imóvel. Uma vez dentro do condomínio chama o resto do bando e rende os moradores.


3. Falsa doméstica - Falsas empregadas pedem baixos salários e dão a impressão de terem vários atrativos adicionais. Não costumam fornecer referências. As que integram quadrilhas esperam a primeira viagem da família para entregar a chave ao bando.


4. Batida na garagem - Tarde da noite o porteiro comunica-se com um determinado apartamento e diz que um vizinho bateu na traseira do seu carro durante uma manobra. Diz que ele quer acertar logo os detalhes do conserto. Ao descer, o morador chamado é rendido e levado de volta para o seu apartamento para ser roubado.


5. Estranha inundação - Começa a entrar água por baixo da porta do seu apartamento. Ao espiar pelo olho mágico, á única coisa que você vê é a funcionária da limpeza do prédio lavando o hall de seu andar. Ao abrir a porta, um dos integrantes da quadrilha aparece de surpresa.


6. Boa aparência - Com carros vistosos e caros, as quadrilhas imitam o padrão de vida dos moradores dos condomínios. Entram tranqüilamente pela portaria ou garagem, burlando porteiros, que, inibidos com a aparência dos invasores, não pedem identificação.


7. Conto da pechincha – O malandro oferece à vítima, na rua, um equipamento eletrônico pela metade do preço. Pega o dinheiro e foge. Deixa a pessoa esperando ou entrega uma caixa com tijolos.


8. Falso mecânico – O primeiro passo dos vigaristas é criar um problema no carro da vítima. Alguns colocam um saco de estopa no escapamento do veículo. Um deles se aproxima e avisa que há um problema. Surge um mecânico, na realidade o parceiro do estelionatário, que finge resolver o problema e cobra um alto preço pelo "serviço".


9. Boa-noite, Cinderela – Costuma acontecer em bares e discotecas. O malandro seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Oferece um drinque com sonífero. Quando ela dorme, rouba o que estiver ao alcance.


10. Golpe do telefone – O golpista liga para a vítima dizendo ser funcionário do banco. Como ele já possui algumas informações sobre a pessoa, tais como número da agência e data de aniversário, fica fácil convencê-la a digitar no telefone a senha do cartão magnético. Em seguida, usa essas informações para sacar seu dinheiro da conta.


11. Golpe da sujeira – O estelionatário suja o ombro do paletó de um executivo sem que ele perceba. Um comparsa aborda a vítima, oferecendo-se para tirar a mancha. Na primeira oportunidade, rouba a carteira ou a pasta.


12. Falso vendedor de passagens – Vestido como os funcionários das empresas rodoviárias, o golpista oferece passagens falsas com desconto, principalmente em feriados, quando elas se esgotam rapidamente.


13. Consórcio sorteado – Os estelionatários anunciam nos jornais a venda de consórcios sorteados. Pedem documentos pessoais e cobram taxa antecipada. O veículo jamais é entregue.


14. Falso bilhete premiado – Um dos mais antigos. O vigarista se faz passar por desinformado, que não sabe como trocar o prêmio de loteria. Vende o bilhete geralmente a mulheres idosas.


15. Conto da aliança – A vítima encontra uma aliança no chão. O vigarista se aproxima e conta que achou a outra do par, oferecendo-a por um preço vantajoso. Na realidade são bijuterias baratas.


Fonte: Portal da 12ª RPM. Disponível em: ww3.policiamilitar.mg.gov.br/12rpm/exibirdica.php?codigo=6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário do Zezé do Barracão

Na quinta-feira (29), os funcionários da Secretária de Saúde e Centro de Convivência "Aconchego" de São Pedro dos Ferros promoveram uma festa de aniversário para José Francisco de Paula, conhecido popularmente por “ZEZÉ DO BARRACÃO”. Amigo de todos, comemorou-se os 37 anos de muita alegria e simplicidade.

Formatura Proerd em Rio Casca

Rio Casca (22) – A Polícia Militar realizou nas dependências do Clube da SER mais uma formatura do PROERD. A solenidade que foi presidida pelo Capitão PM Willdré Luiz Fortunato contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas a MMª Juíza de Direito da Comarca, Drª Denise Canêdo Pinto Cânedo e da DDª Promotora de Justiça Drª Ludmila Costa Reis. O PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens e é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. O Sargento Edimar Olevate, instrutor do PROERD em Rio Casca realizou uma solenidade muito bonita, que além do juramento dos 225 (duzentos e vinte e c...

Arma de Fogo Apreendida em Urucânia

Urucânia (31)- A Polícia Militar de Urucânia estava em atendimento a um desacordo comercial, na Rua Joaquim Roberto, bairro Paulo Giardini quando percebeu um objeto aparentando ser uma coronha de arma de fogo no interior do veiculo da propriedade do Sr. I. M. O. 69 anos, residente na zona rural da cidade de Guaraciaba. E após vistoria no interior do veiculo, sendo encontrado uma GARRUCHA calibre .22, marca ROSSI numero serie E122826, municiada com duas munições intactas, sem registro do órgão competente. Também encontrada uma CARABINA . 44 marca WINCHESTER numero serie 708400, contudo, registrada. Diante da situação, a arma de fogo (garrucha) apreendida e o proprietário conduzido para Delegacia Policia Civil de Urucânia para demais providencias. Para que não ocorra com você, FAÇA entrega voluntária da sua ARMA DE FOGO no posto policial mais próximo, mas antes faça contato telefônico para que uma viatura possa orientar todos os procedimentos e vantagens. Telefones para contato: (...