Pular para o conteúdo principal

Arma de fogo

1. As estatísticas mostram que portar ou ter uma arma em casa multiplica o risco de morte em caso de assalto.
2. A reação mais comum das pessoas diante da criminalidade é um sentimento de revolta e medo.
3. O que difere é a forma como cada um lida com o problema.
4. Alguns acreditam que não há como escapar quando a violência bate à sua porta. A saída é entregar todos os seus pertences e torcer para que não haja nenhum tipo de violência física.
5. Outros imaginam que é possível reagir, enfrentar o bandido e vencê-lo. São essas pessoas que portam armas ou as têm guardadas em casa para se proteger.
6. Quem é a favor do porte e do uso desses instrumentos sustenta que, se fossem proibidos, os bandidos reinariam absolutos contra o cidadão já indefeso pela ineficiência da polícia.
7. Outra argumentação é que os delinqüentes sempre escolhem como vítimas os que são incapazes de resistir.
8. A arma teria um efeito preventivo ao criar algum grau de dificuldade.
9. Por mais razoável que pareçam, esses argumentos são apenas frações da verdade.
10. As estatísticas policiais revelam que andar armado nem sempre é sinônimo de estar protegido. Ao contrário: observe a seguir alguns números que mostram por que usar uma arma, mais do que perigoso, pode ser letal – especialmente quando se tenta reagir a um assalto.
11. Segundo o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, pessoas que andam armadas têm, estatisticamente, probabilidade 56% maior de ser feridas ou mortas.
12. Dois segundos é o tempo máximo que uma pessoa tem para reagir, armada, a um assalto.
13. Depois disso, é quase certo que saia ferida ou mesmo morta.
14. A não ser policiais altamente treinados ou mocinhos de filmes de caubói, é impossível encontrar alguém com tamanha destreza.
15. O bandido tem a seu favor o efeito surpresa, além de uma experiência muito maior no manuseio de armas.
16. O Brasil tem a segunda maior taxa mundial em acidentes com armas, com 1200 vítimas anuais.
17. Em São Paulo, 12 000 armas são roubadas anualmente e reforçam o arsenal dos bandidos.
18. No Rio, 30% dos homicídios decorrem de motivos fúteis: briga de trânsito, de namorados e outros nos quais a arma disponível transforma uma discussão tola em fatalidade.
19. Uma pesquisa recente do Instituto Vox Populi mostrou que comprar um revólver ou pistola já passou pela cabeça de 14% dos brasileiros e que pelo menos 7% têm algum tipo de arma em casa. O dado é subestimado. O número pode ser ainda maior. Considerada a população economicamente ativa como metade da população total, vê-se quanto as opiniões ainda são divididas sobre o assunto.

Fonte: 12ªRPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estou de luto!

Informo a todos que estive próximo da morte, mas Deus é fiel e zeloso para com seu filho! Em breves palavras vou descrever a ação policial para evitar as más conversações e as distorções dos fatos, não para satisfazer a opinião pública, mas porque sou um profissional de segurança pública.   Rio Casca (05/09) – A equipe policial estava no bairro Bela Vista em atividade de polícia ostensiva - radiopatrulhamento - quando visualizou J. C. dos R. conhecido popularmente por “ninja” em via publica, segurando uma arma branca em uma das mãos. O local dos fatos é conhecido no meio policial por frequentar usuários de drogas, sendo feito até apreensões naquela localidade. A guarnição militar ao aproximar-se do cidadão em fundada suspeita, determinando que colocasse as mãos sobre a viatura policial, fim ser submetido à busca pessoal, contudo, não sendo acatada a ordem emanada. O cidadão abriu o canivete que portava e, de arma em punho, avançou contra este militar, gritando que...

Explosão de caixa eletrônico em Rio Casca

Rio Casca (28) – No período da madrugada, integrantes da Polícia Militar compareceu à Rua José Piuzana, bairro Nossa Senhora das Graças e constatou que aproximadamente 07 (sete) indivíduos explodiram um caixa eletrônico do BANCO BRADESCO, evadindo em seguida em dois veículos sendo um MONZA CINZA e um GOL CINZA, sentido BR 262. Toda a ação da quadrilha foi gravada pelo sistema de vigilância da área bancária. A Polícia Civil e Militar estão empenhadas realizando diligências para elucidação do crime e prisão dos infratores.

Formatura Proerd em Rio Casca

Rio Casca (22) – A Polícia Militar realizou nas dependências do Clube da SER mais uma formatura do PROERD. A solenidade que foi presidida pelo Capitão PM Willdré Luiz Fortunato contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas a MMª Juíza de Direito da Comarca, Drª Denise Canêdo Pinto Cânedo e da DDª Promotora de Justiça Drª Ludmila Costa Reis. O PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens e é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. O Sargento Edimar Olevate, instrutor do PROERD em Rio Casca realizou uma solenidade muito bonita, que além do juramento dos 225 (duzentos e vinte e c...