Pular para o conteúdo principal

Dicas PM: O que fazer durante as chuvas


1. Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite.

2. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.

3. Fique atento aos sinais de desmoronamento: cercas, árvores e postes inclinados, trincas e rachaduras nas paredes ou no chão, perto dos barrancos, degraus junto aos barrancos, muros e paredes “embarrigados”.

4. Não deixe as crianças brincarem em enxurradas à margem de córregos ou em beira de barrancos.

5. Fique atento aos sinais de inundação: a água do córrego sobre rapidamente (mesmo que não estiver chovendo). A água do córrego fica barrenta. Se isso acontecer, procure abrigo seguro até a Prefeitura tomar as providências.

6. Não entre em pânico nem se arrisque tentando salvar móveis e objetos de valor. Sua vida vale muito mais.

7. Deixe o rádio ligado em estações locais. Pode ser útil à captação de mensagens de esclarecimentos ou alarmes.

8. Armazene água potável.

9. Mantenha os objetos de maior valor, os móveis e aparelhos, na parte mais elevada da casa.

10. Aparelhos elétricos quando molhados tornam-se perigosos. É melhor desligar a energia.

11. Mantenha as portas e janelas da casa sempre bem fechadas ou trancadas, assim que seja necessário o abandono, a fim de evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos.

12. Se notar que o nível da água está subindo, desligue a chave de luz.

13. Seja rápido na iminência de inundações, desabamentos e soterramentos.

14. Nos casos de maior gravidade (havendo muita infiltração, algum barulho estranhos, rachaduras nas paredes, etc.), abandone sua residência. É preferível perder bens à vida.

15. Quem mora às margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa.

16. Procure manter a calma acima de tudo.

17. Providencie a evacuação do local e retirada das pessoas que ainda estão correndo riscos.

18. Se possível, providencie socorro às vítimas.

19. Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas.

20. Nas ruas, evite abrigar-se sob árvores. Elas atraem raios, assim como seus galho podem ferir. Cuidado ainda com as marquises: elas podem estar em péssimo estado de conservação e desabar.

21. Na iminência de ser levado pelas águas, procure agarrar-se em algum obstáculo e flutuar.

22. As águas das enchentes são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras.

23. Se seu mobiliário tiver de ser transportado para um abrigo, procure etiquetá-lo ou identificá-lo de alguma forma.

24. Estando de carro: procure um local alto e espere o nível de água baixar; não pare o carro próximo a árvores ou postes. Há riscos da árvore não resistir ao vento e cair sobre o carro. Os fios podem arrebentar, provocando choques; poças de água podem ocultar crateras; evite andar ao lado de caminhões e ônibus; a marola provocada por eles pode inundar o seu carro; ao atravessar poças, mantenha aceleração contínua e evite trocar de marcha. Em hipótese alguma, a água pode entrar pelo cano de descarga.

Fonte: 12ª RPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar de Rio Casca Inicia Aulas do Proerd

Rio Casca (25) - Iniciou o PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e a Violência) coordenado pelo Instrutor, Cabo PM Edimar Olevate. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Policial Militar, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. Durante encontros semanais serão abordados temas fundamentais como: Informações sobre tabaco, álcool, drogas afins, forma de dizer não às drogas, decisões positivas, maneiras de estarem no controle, auto-estima e resistência às pressões que as envolvam. O Programa irá assistir aproximadamente 250 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lourdes Fonseca Zaidan - Bairro Santa Efigênia, Escola Municipal Senador Cupertino - Centro, Escola Municipal José Miranda Chaves - Bairro Bela Vista, Escola Municipal Adolfo de Souza e Silva - Distrito de Jurumirim - Escola Estadual Imaculada Conceição - Centro e Colégio Equipe - Bairro

Estou de luto!

Informo a todos que estive próximo da morte, mas Deus é fiel e zeloso para com seu filho! Em breves palavras vou descrever a ação policial para evitar as más conversações e as distorções dos fatos, não para satisfazer a opinião pública, mas porque sou um profissional de segurança pública.   Rio Casca (05/09) – A equipe policial estava no bairro Bela Vista em atividade de polícia ostensiva - radiopatrulhamento - quando visualizou J. C. dos R. conhecido popularmente por “ninja” em via publica, segurando uma arma branca em uma das mãos. O local dos fatos é conhecido no meio policial por frequentar usuários de drogas, sendo feito até apreensões naquela localidade. A guarnição militar ao aproximar-se do cidadão em fundada suspeita, determinando que colocasse as mãos sobre a viatura policial, fim ser submetido à busca pessoal, contudo, não sendo acatada a ordem emanada. O cidadão abriu o canivete que portava e, de arma em punho, avançou contra este militar, gritando que era

RINHA DE GALO EM SÃO PEDRO DOS FERROS

Hoje (28), A Polícia Militar de São Pedro dos Ferros recebeu uma denúncia anônima informando que na residência do Sr. Givanildo Ferreira Campos, localizada na Rua Onéssima de Abreu Rios, s/n°, bairro Residencial Rios, nesta cidade estaria ocorrendo uma rinha de animal doméstico (galo) com apostas. Diante da denúncia, a equipe policial compareceu no local do fato e deparou com o crime ambiental. Sendo flagrado três freqüentadores: Sr. João Marcio Stopa Vieira, Sr. Mario Couto de Assis e Sr. Francisco Eliezer Souza dos Santos. E outros três freqüentadores que conseguiram fugir pelos fundos, quebrando cerca de bambu, arrebentando arame farpado e deixando para trás, cinco de chinelos de dedo e um boné. Na ação policial foi encontrado um pássaro da fauna silvestre (trinca-ferro) sem autorização do órgão competente e sem anilha. O proprietário da residência ficou como depositário fiel dos três galos que ali estavam, sendo que dois galináceos apresentavam-se lesões. Foram recolhidos: 01 (um)