Pular para o conteúdo principal

Dicas PM: Caixas eletrônicos

1. Ao digitar sua senha coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que estranhos possam visualizá-la.

2. Em viagem, guarde seu cartão no cofre do hotel quando não for utilizá-lo.

3. Na fila do Caixa eletrônico exija que as pessoas atrás de você observem os limites das faixas que garantem a privacidade.

4. Fique alerta à aproximação de estranhos.

5. Evite pedir auxílio a intrusos ou curiosos quando estiver operando o sistema. Instrua seus familiares e amigos a fazer o mesmo.

6. Os malandros visam de preferência pessoas mais idosas ou aquelas que apresentam dificuldades em lidar com equipamentos eletrônicos.

7. Habitue-se a fazer seus saques com cartão em caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimento de pessoas. Procure fazê-los durante o dia, preferencialmente no horário comercial.

8. Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Se desconfiar que elas se fazem passar por funcionários, avise a gerência da agência. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados.

9. Não acredite em tragédias familiares contadas por estranhos que o abordam nas filas dos bancos, propondo-se a transferir valores para a sua conta para que possam ser sacados através de seu cartão magnético. É um conto do vigário. Chame a polícia.

10. Esteja alerta à presença de pessoas suspeitas no interior da cabina ou nas proximidades.

11. Evite escolher a data de nascimento como senha nem repita o mesmo número várias vezes. Mantenha sigilo absoluto sobre a sua senha.

12. Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.

13. Preste muita atenção quando o sistema utilizado for o eletromagnético. Uma pessoa desonesta pode passar seu cartão mais de uma vez sem que você perceba.

14. Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente à agência ou às centrais de atendimento. Assim você ajudará a prevenir seu uso indevido.

15. Evite realizar saques no período noturno. Se for inevitável, faça-o acompanhado de pessoa conhecida e peça que aguardem fora da cabina, como se estivessem na fila. Completada a operação, divida o numerário entre seus diversos bolsos e abandone o local o mais rápido possível. Estas cautelas também são válidas para fins de semana e feriados.

16. Solicite periodicamente extratos da movimentação de suas contas, acompanhando os lançamentos e a correção dos saldos apresentados.

17. Solicite sempre sua via do comprovante de venda e confira o valor declarado da compra antes de assiná-lo.

18. Tenha consciência que é de sua responsabilidade a preservação do cartão magnético e o sigilo de sua senha pessoal. O uso de seu cartão e de sua senha, dependendo do contrato assinado com o banco, pode dar acesso também às contas de poupança, aplicações, gastos no comércio, retirada de talões de cheques etc.

19. Tome especial cuidado com os esbarrões aparentemente acidentais que o faça, temporariamente, perder de vista seu cartão magnético. Não saia da agência bancária antes de se certificar se o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu. Se seu cartão ficar preso no caixa eletrônico comunique de imediato com o sistema de atendimento 24 horas do seu banco. Contudo, jamais forneça pelo telefone sua senha eletrônica, mesmo se for solicitado pelo atendente. Trata-se de um golpe muito comum.

20. Qualquer sinal de anormalidade no interior de caixas eletrônicos ou agências bancárias, como pessoas nervosas, com atitude de total submissão diante de outras pessoas, deve ser imediatamente comunicado para a Polícia Militar através do 190.

21. Confira, antes de sair do caixa eletrônico, se está com seu cartão magnético e com o dinheiro sacado.

22. Não se esqueça de trancar a cabine do caixa eletrônico.

23. Evite concentrar toda sua renda em uma só conta.

24. Quando trocar o seu cartão por defeito ou qualquer motivo, certifique-se que seu cartão anterior esteja realmente inutilizado.

Fonte:12ª RPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Militar de Rio Casca Inicia Aulas do Proerd

Rio Casca (25) - Iniciou o PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e a Violência) coordenado pelo Instrutor, Cabo PM Edimar Olevate. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Policial Militar, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. Durante encontros semanais serão abordados temas fundamentais como: Informações sobre tabaco, álcool, drogas afins, forma de dizer não às drogas, decisões positivas, maneiras de estarem no controle, auto-estima e resistência às pressões que as envolvam. O Programa irá assistir aproximadamente 250 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lourdes Fonseca Zaidan - Bairro Santa Efigênia, Escola Municipal Senador Cupertino - Centro, Escola Municipal José Miranda Chaves - Bairro Bela Vista, Escola Municipal Adolfo de Souza e Silva - Distrito de Jurumirim - Escola Estadual Imaculada Conceição - Centro e Colégio Equipe - Bairro

Estou de luto!

Informo a todos que estive próximo da morte, mas Deus é fiel e zeloso para com seu filho! Em breves palavras vou descrever a ação policial para evitar as más conversações e as distorções dos fatos, não para satisfazer a opinião pública, mas porque sou um profissional de segurança pública.   Rio Casca (05/09) – A equipe policial estava no bairro Bela Vista em atividade de polícia ostensiva - radiopatrulhamento - quando visualizou J. C. dos R. conhecido popularmente por “ninja” em via publica, segurando uma arma branca em uma das mãos. O local dos fatos é conhecido no meio policial por frequentar usuários de drogas, sendo feito até apreensões naquela localidade. A guarnição militar ao aproximar-se do cidadão em fundada suspeita, determinando que colocasse as mãos sobre a viatura policial, fim ser submetido à busca pessoal, contudo, não sendo acatada a ordem emanada. O cidadão abriu o canivete que portava e, de arma em punho, avançou contra este militar, gritando que era

RINHA DE GALO EM SÃO PEDRO DOS FERROS

Hoje (28), A Polícia Militar de São Pedro dos Ferros recebeu uma denúncia anônima informando que na residência do Sr. Givanildo Ferreira Campos, localizada na Rua Onéssima de Abreu Rios, s/n°, bairro Residencial Rios, nesta cidade estaria ocorrendo uma rinha de animal doméstico (galo) com apostas. Diante da denúncia, a equipe policial compareceu no local do fato e deparou com o crime ambiental. Sendo flagrado três freqüentadores: Sr. João Marcio Stopa Vieira, Sr. Mario Couto de Assis e Sr. Francisco Eliezer Souza dos Santos. E outros três freqüentadores que conseguiram fugir pelos fundos, quebrando cerca de bambu, arrebentando arame farpado e deixando para trás, cinco de chinelos de dedo e um boné. Na ação policial foi encontrado um pássaro da fauna silvestre (trinca-ferro) sem autorização do órgão competente e sem anilha. O proprietário da residência ficou como depositário fiel dos três galos que ali estavam, sendo que dois galináceos apresentavam-se lesões. Foram recolhidos: 01 (um)